Histórico centro cultural do Rio de Janeiro, a Casa França-Brasil trouxe novidades ao público no último sábado (24). O equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) celebrou o termo de cooperação técnica com o Senac, para retomada das atividades do bistrô, o anúncio da reforma do sistema de refrigeração, através de verba da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), com investimento de R$ 1,7 milhão, além da inauguração das exposições “Pintura de borda: série rosa-choque” e “Hilal Sami Hilal – Lugar de Passagem”.
As obras para adequação do bistrô e a troca do sistema de refrigeração terão início ainda neste semestre, com expectativa de entrega até o final do ano.
“Quero agradecer a todos os servidores e colaboradores que fazem parte dessa conquista para a cultura fluminense. Nosso objetivo, além de preservar e promover melhorias nos nossos equipamentos, é também tornar a experiência cultural cada vez mais acessível e confortável para a população”, ressaltou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, durante a cerimônia.
A parceria com o Senac para a retomada das atividades do bistrô vai garantir opções variadas a preços acessíveis. O estabelecimento funcionará como um restaurante pedagógico, onde estudantes de gastronomia poderão participar, na prática, das funções relativas à atividade profissional, sob orientação.
Novas exposições na Casa França-Brasil
Inauguradas no último sábado, as montagens “Pintura de borda: série rosa-choque” e “Hilal Sami Hilal – Lugar de Passagem” ficam em cartaz até 20 de outubro de 2024.
A série de pinturas da artista Mirela Luz, “Pintura de borda: série rosa-choque”, faz referência à música de Rita Lee, “Cor de rosa-choque”, que substitui o rosa feminino e delicado pelo rosa-choque, no sentido de força e impacto. As pinturas apresentadas são desenvolvidas a partir de um somatório de tempos, camadas e práticas artísticas que tensionam técnicas menos convencionais ao uso do estêncil de crochê, herança pessoal do enxoval de casamento da artista.
Já em “Lugar de Passagem”, Hilal Sami Hilal, artista capixaba de origem síria, apresenta mais de trinta obras que abordam a multiplicidade de pontos de vista e de percepções que compõem a experiência artística.
Serviço
As mostras ficam abertas de terça a domingo, de 10h às 17h, até 20 de outubro, na Casa França-Brasil.
Endereço: R. Visc. de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro