32.3 C
Nova Iorque
terça-feira, julho 27, 2021

Buy now

Educação, responsabilidade social e ressocialização em tempos de pandemia

Educação, responsabilidade social e ressocialização em tempos de pandemia

Números mostram que empresas têm dedicado mais atenção à importância de cuidar da evolução da sociedade e investem em práticas que garantam qualidade de vida. Do Maranhão vem o exemplo: internos receberam mais de 4 mil livros doados pela Inspira Rede de Educadores

ressocialização em tempos de pandemia

 
 
São Paulo, 19 de abril de 2021. Nada menos que R﹩ 6 bilhões. Este é o valor arrecadado até agora como resposta à Covid 19, segundo indicadores apresentados pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR). As cifras refletem como o mundo corporativo brasileiro adotou um olhar mais atento às práticas de Responsabilidade Social e dentro deste ecossistema de contribuições estão empresas de grande, médio e pequeno portes destinando recursos que ajudam a manter as práticas e atividades de entidades sociais de norte a sul do País. O valor mostra ainda como a pandemia ajudou a acelerar projetos importantes voltados para o bem comum, como o InspiraAção, desenvolvido pela Inspira Rede de Educadores para apoiar instituições brasileiras que realizam atividades em favor do social.

A primeira ação do InspirAção aconteceu no Maranhão, que recebeu, por meio de uma parceria da Inspira com o Instituto Gonçalves Dias, mais de 4 mil livros para o projeto “#Expedição 45 – O Conhecimento Liberta”, que entrega conhecimento e novas perspectivas aos custodiados de todas as 45 unidades prisionais daquele Estado. “Confesso que fiquei surpreso quando vi um caminhão parar com mais de uma tonelada de livros doados pela Inspira Rede de Educadores ao Sistema Penitenciário do Maranhão”, declarou Rodrigo Gonçalves Dias, fundador do Instituto Gonçalves Dias.

Criado há pouco mais de 8 meses, o InspirAção tem o objetivo de impactar positivamente a sociedade e inspirar os mais de dois mil colaboradores da companhia a realizarem boas ações. “Nossa intenção é investir cada vez mais em causas de impacto social nos quatro cantos do País. Como gestor e educador, eu assumo a missão de engajar práticas que levem conhecimento à população. Entregar aos internos do Maranhão educação foi muito importante e motivou ainda mais a buscar novas parcerias para o projeto”, declara o CEO da Inspira Rede de Educadores, André Aguiar.

À frente da Inspira, uma das três maiores operadoras de escolas do Brasil, Aguiar comenta ainda “há três anos, quando adotamos a visão estratégica de ser a referência em educação, o primeiro passo foi formar uma rede de escolas e educadores de excelência com atuação nacional. Hoje, somos mais de 50 escolas em todas as regiões do país, com um modelo que oferece soluções pedagógicas e tecnológicas alinhadas com o posicionamento metodológico, respeitando o legado de cada escola. Agora também estamos planejando o futuro investindo no presente. Abraçando iniciativas que levem saber também aqueles que estão às margens da sociedade. Sabemos que a causa é urgente e, mais que isso, legítima. Nossa atitude agora vai refletir no futuro, formando uma geração potencialmente apta a fazer escolhas que vão impactar no dia a dia da sociedade. Isso é fazer educação”, afirma.

De acordo com Anderson Gomes da Supervisão de Educação e Kelly Cristina Carvalho, Secretária Adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária, os livros serão distribuídos para as 45 unidades prisionais do estado. A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC) avalia a possibilidade dos livros didáticos serem oficialmente adotados na preparação dos internos para vestibulares.

Inspirar para transformar

“Somos uma rede formada por instituições que acreditam na força do engajamento de toda a comunidade escolar: alunos, família, professores e colaboradores. Buscamos praticar a melhor gestão para garantir excelência acadêmica e alto desempenho. Acreditamos que a educação básica é um fenômeno local e somente desenvolvendo as escolas transformaremos nosso ensino e o país”, declara Aguiar.

Fundada em 2017, a Inspira Rede de Educadores é alicerçada em valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária: felicidade, protagonismo, curiosidade, resiliência, interdependência, simplicidade e justiça. Os seis pilares que edificam as práticas da companhia são fomentados diariamente inspirando toda a Rede no processo contínuo de transformação efetiva da sociedade por meio da educação de qualidade, que respeita os diferenciais pedagógicos das instituições de ensino associadas. “Nosso propósito é impactar e gerar mudanças por meio da educação”, finaliza.

Para saber mais sobre a Inspira Rede de Educadores, acesse:

Mais informações à imprensa:

Viviane Melém

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Latest Articles