19.5 C
Nova Iorque
quarta-feira, agosto 4, 2021

Buy now

Home cultura JAPAN HOUSE – Acontece Novembro + Nova Exposição

JAPAN HOUSE – Acontece Novembro + Nova Exposição

0
554
JAPAN HOUSE – Acontece Novembro + Nova Exposição
 

JAPAN HOUSE - Acontece Novembro + Nova Exposição

 

MÊS DE NOVEMBRO NA JAPAN HOUSE SÃO PAULO:

PROGRAMAÇÃO VARIADA E NOVA EXPOSIÇÃO

O mês de novembro no centro cultural apresenta a nova exposição A Light Un Light – sobre a moda do futuro -, além de atividades variadas relacionadas a mostra Dimensão, workshop sobre a técnica milenar de amarração Furoshiki e palestra sobre obentôs

O calendário de atividades de novembro da JAPAN HOUSE São Paulo está recheado de temas que destacam diferentes vertentes do Japão contemporâneo, como a moda, as artes, os costumes e o marketing. O destaque vai para a abertura da nova exposição A LIGHT UN LIGHT, que aborda o universo da moda japonesa a partir de 06 de novembro, com a proposta de despertar o público para o vestuário do futuro, por meio de itens criados pelo designer japonês Kunihiko Morinaga que, em uma combinação perfeita entre alta tecnologia e inspirações em elementos simples ou pequenos detalhes, surpreende pela inovação em suas criações.

Celebrando a abertura desta mostra, o centro cultural promove uma palestra especial com o estilista Morinaga (06/11, às 19h),na qual ele apresentará os principais conceitos da exposição, além de trazer um panorama sobre a marca e o papel da tecnologia na moda. O evento é aberto e gratuito e os interessados devem retirar senhas na recepção da casa uma hora antes da atividade. Confira outros destaques da programação:

+ Mergulhe em outros universos: Exposição DIMENSÃO + ATIVIDADES ESPECIAIS

Inspirada pela cena jovem e pulsante da cidade de Tóquio, a JAPAN HOUSE São Paulo revela a mostra Dimensão, do duoNONOTAK, que propõe a quebra entre as fronteiras das artes visuais e da arquitetura. São três instalações imersivas e sensoriais, que ficam em cartaz até 06 de janeiro de 2019, no térreo do centro cultural. As obras alteram a perspectiva espacial dos visitantes e apresentam uma nova relação entre arte, som, tecnologia e público por meio de uma linguagem dinâmica e sensorial.

Explorando as instalações imersivas da exposição, nos dias 06, 13 e 27 de novembro (às 20 h), acontece a atividade Dimensão – Experiências Sensoriais, que propõe reflexões sobre a relação da tecnologia com os indivíduos e as implicações em questões relacionadas a interação social. Os interessados devem retirar a senha na recepção, uma hora antes da atividade. Além disso, nos dias 01, 08, 22 e 29 de novembro, estão programadas visitas guiadas pela mostra, com três sessões em cada uma das datas, às 11h, 15h30 ou 19h30.

Ainda com foco nas luzes e voltados para consciência ambiental e sustentabilidade, dia 10 de novembro (às 10h30), acontece o workshop “Dimensão: Construção de lampião solar com o Litro de Luz”, promovido pela organização Litro de Luz Brasil. A ideia é que os participantes aprendam a construir lampiões, feitos a partir de garrafas pet. A atividade inclui ainda uma visita guiada pela exposição Dimensão e os interessados devem retirar a senha na recepção meia hora antes da atividade.

+ Conheça sobre as técnicas do marketing japonês: CASE DE SUCESSO – PERSONAGEM KUMAMON

No dia 03 de novembro (às 16h), a palestra “Estratégia de Promoção do Kumamon, famoso personagem de Kumamoto”apresenta o case de sucesso da Província de Kumamoto: a criação de seu personagem. Criado pelo palestrante e vice-governador da Província Taisuke Ono, o simpático urso foi desenvolvido para a inauguração do trem-bala da região de Kyushu. Desde então, está entre os 90 personagens favoritos dos japoneses e foi licenciado para aplicação em produtos alimentícios, brinquedos e itens do universo do luxo. Como parte da atividade, os dez minutos finais serão reservados para uma aula prática de ginástica com o mascote. Obrigatoriamente, os interessados devem ser inscrever via e-mail [email protected].

+ MicBR (Mercado das Indústrias Criativas do Brasil) na JAPAN HOUSE São Paulo

A JAPAN HOUSE São Paulo é uma das instituições que sedia o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR), evento que acontecerá de 6 a 11 de novembro, em São Paulo. Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), as atividades serão realizadas em diferentes locais da Avenida Paulista. A JAPAN HOUSE São Paulo terá programação especial voltada para a área de moda, nos dias 6, 8 e 9, recebendo nomes como Alexandra Farah, Lilian Pacce, Patrícia Carta, Fernanda Yamamoto, Bob Wolfenson entre outros. As inscrições devem ser realizadas via site do MicBR: http://micbr.cultura.gov.br/inscricoes-e-programacao

+ Aprenda as milenares técnicas de amarração: WORKSHOP DE FUROSHIKI

No dia 13 de novembro (às 16h e 18h), será ministrado o workshop “Furoshiki: a arte milenar de envolver objetos com tecidos”com Sandra Fukada, diretora da Fusohiki Japan Store. Na oportunidade, o público conhecerá todo o conceito por trás do método tradicional de embrulho japonês, muito utilizado para embalar presentes, refeições ou transportar objetos como garrafas. Serão compartilhadas também seis técnicas, desenvolvidas em sete minutos cada. Na sessão das 16h, o workshop contará com a participação da chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, que comentará sobre a ligação histórica entre o obentô e o furoshiki. As senhas devem ser retiradas na recepção uma hora antes da atividade.

+ Entenda a filosofia por trás da milenar arte japonesa da cerâmica: CHAWAN PROJECT

Já no dia 16 de novembro (às 11h), acontece mais uma sessão do ciclo Chawan Project, sob a curadoria da renomada ceramista Hideko Honma. Neste dia, a mestre brasileira Mitsue Yuba apresenta reflexões sobre a arte do chawan, além de comentar sobre as técnicas da Comunidade Yuba, que trazem especificidades autênticas e únicas durante o processo de produção. Em japonês, a palavra chawan significa “existe todo um universo” e guarda uma tradição milenar, mas no ocidente é reduzido por tigela. As senhas devem ser retiradas na recepção uma hora antes da atividade.

+ Conheça mais sobre a cultura alimentar japonesa do Obentô

No final do mês, em 29 de novembro (às 19h), a chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê realiza a palestra “Construindo o obentô: beleza, harmonia e equilíbrio“. Na ocasião, a chef trará importantes elementos desta cultura alimentar, que prima por porções bem elaboradas, balanceadas e esteticamente cuidadas. Uma tradição que permanece muito presente no cotidiano japonês, o obentô simboliza muito da cultura nipônica, pois considera os detalhes, a variedade de sabores e texturas, o equilíbrio, e sobretudo, o respeito a sazonalidade dos alimentos, seguindo uma filosofia que é fundamental no Japão. As senhas devem ser retiradas na recepção uma hora antes da atividade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here