3.2 C
Nova Iorque
sábado, novembro 27, 2021

Buy now

Mais de 40 CEUs recebem 9ª edição da Virada Sustentável SP

Mais de 40 CEUs recebem  edição da Virada Sustentável SP

O maior festival de sustentabilidade do Brasil será realizado entre os dias 22 e 25 de agosto com centenas de atrações gratuitas na capital paulista. Mais de 40 unidades dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) recebem atividades em todas as regiões da cidade

São Paulo, agosto de 2019 – A  edição da Virada Sustentável em São Paulo será realizada de 22 a 25 de agosto, com maisde 600 atrações em diversos locais nas cinco regiões da cidade. Um dos destaques da edição são as mais de 40 unidades dosCEUs oferecendo programação gratuita para crianças e adultos. O evento, que vem reunindo milhares de pessoas a cadaedição, promove uma programação recheada de shows, exposições, instalações, palestras, aulas de meditação, cinema ao ar livre, entre outras atividades, todas abertas ao público e sem custo.

Neste ano, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o festival estará novamente presente em 44 das 46 unidades dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da capital. Será possível vivenciar inúmeras experiências, criar produtos de um jeito diferente, aprender a fazer cadernos artísticos sustentáveis, cosméticos naturais, Carteiras Mágicas de Tetrapak, como construir e cuidar de um minhocário, retalhos feitos com tecidos, cozinhar com PANC’s, entre outros.

Oficina de malabares, movimentos dancantes da Terra, espetáculos do Mágico Granado, Trupe BroboLetras e Contos de Mulheres são outras atrações que percorrem endereços como os CEUs Capão Redondo, Campo Limpo, Aricanduva, Formosa, Cidade Dutra, Três Lagos, Parque Bristol, Alvarenga, Jaguaré, Perus, Casa Blanca, entre outros.

Parceiros

Virada Sustentável é apresentada pelo Ministério da Cidadania e Braskem via Lei de Incentivo à Cultura, com realização daSecretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal e pelo PROMAC (Prefeitura de S. Paulo). Tem patrocínio de Novelis, AMA e Facebook Brasil, co-patrocínio da Liberty Seguros, Mercado Livre e Electrolux e apoio das empresas Ball, CMPC, ISA CTEEP, ValGroup, Instituto Center Norte, Sabesp, Scania, AkzoNobel, além de parceria daPrefeitura de São Paulo, Instituto Alana, Sistema B., Ecofalante, NIC Br, Unibes Cultural. Promoção e Mídia por Globo, Catraca Livre, Hypeness e Otima.

Sobre a Virada Sustentável

O festival Virada Sustentável é o maior evento de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades.

Entre os dias 22 e 25 de agosto em centenas de pontos da cidade de São Paulo, a Virada Sustentável 2019 apresenta uma programação inteiramente gratuita com música, teatro, dança, cinema, instalações, exposições, programação de bem-estar e para crianças, além do Fórum Virada Sustentável.

Com edições em cidades como Manaus, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro, o evento tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades. A concepção temática do festival é atualmente lastreada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.

Programação completa CEUs:

Contos para a Primeira Infância | Grupo Malaebaú

Serão narrados contos de repetição e histórias cantadas, que auxiliam na concentração dos pequenos. Serão utilizados como elementos cênicos, recursos sonoros, músicas, fantoches e objetos cotidianos que não tem a função de reproduzir o real, mas sim de estabelecer um jogo com o espectador, instigando a criatividade e a imaginação. Com Adriana Napoli e Giancarlo Barletta do Grupo Malaebaú, que tem pesquisa pautada na cultura popular, na tradição oral e na literatura.

CEU Formosa 
Rua Sargento Claudiner Evaristo Dias, 10 
Parque Santo Antônio (Aricanduva) – São Paulo
Dia 22 de agosto às 8h30

CEU Inácio Monteiro 
Rua Barão Barroso do Amazonas, 23 
Conjunto Habitacional Inácio Monteiro – São Paulo
Dia 24 de agosto às 9h

CEU São Mateus 
Rua Curumatim, 201 
Parque Boa Esperança – São Paulo
Dia 25 de agosto às 11h

Oficina de Carteiras Mágicas de Tetrapak

CEU Capão Redondo

Rua Daniel Gran, s/n

Jardim Modelo – São Paulo

Dia 22 de agosto às 9h

edição paulistana é mais uma vez alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), agenda de desenvolvimento assinada por mais de 190 países que tem como objetivo determinar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos, para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar geral, proteger o meio ambiente, enfrentar as mudanças climáticas, entre outros, até o ano de 2030.

Oficina de Compostagem Doméstica | Como construir e cuidar de um Minhocário?

CEU Campo Limpo

Avenida Carlos Lacerda, 678

Pirajussara – São Paulo

Dia 22 de agosto às 9h

CEU Parelheiros

Rua José Pedro de Borba, 20

Jardim Novo Parelheiros – São Paulo

Dia 23 de agosto às 14h

Crédito: divulgação

A compostagem é uma técnica de gestão de resíduos bastante relevante para o aproveitamento dos resíduos orgânicos, podendo ser feita de muitas maneiras. Quando pensamos sobre a quantidade de resíduos que é despejada nos aterros (maisde 12 mil toneladas só de resíduos domiciliares na cidade de São Paulo) percebemos que é preciso haver maisconscientização, que não jogamos nada “fora” e que é preciso nos apropriarmos das possibilidades de gestão de nossos próprios resíduos domésticos. Esse olhar é significativo, pois assim começamos a compreender que somos responsáveis e que mudando nossos hábitos e escolhas podemos mudar nosso entorno. Vamos aprender na prática como construir o minhocário, como cuidar, dar dicas de como conseguir os materiais de graça ou com baixo custo e tirar dúvidas sobre o processo.

Jacaré Timóteo | Trupe BorboLetras

CEU Três Pontes

Rua Capachós, 400

Jardim Célia – São Paulo

Dia 22 de agosto às 10h

Téo era um jacaré mal humorado que tinha o sonho de ser dragão! Ele não tinha amigos, pois afastava a todos com sua falta de educação. Um dia ele conheceu a jacaré Teca, que o enxergou de uma forma diferente, com os olhos do coração. A partirdaí surge um novo Téo. A Trupe BorboLetras nasceu em 2013 da parceria criativa entre as artistas e mães Alba Brito e Gizele Panza. As integrantes da trupe acreditam na potência transformadora que o ato de contar histórias promove ao estabelecer relações vivas e conduzir os espectadores pelo universo da imaginação, lugar onde tudo é possível. Dessa forma buscam estimular a formação de leitores desde o berço até a idade adulta.

PANC’s | Que planta é essa que eu posso comer?

CEU Aricanduva

Rua Olga Fadel Abarca, s/n

Jardim Santa Terezinha (Zona Leste) – São Paulo

Dia 22 de agosto às 10h

Mais de 40 CEUs recebem 9ª edição da Virada Sustentável SP

Crédito:divulgação

Não é de hoje que o assunto PANC vem despertando interesse para a alimentação do brasileiro, mas muitos ainda não sabem o que pode ou não consumir e quais benefícios as plantas trazem para a saúde. Diante disso, propomos um bate papo sobre a importância das PANCs (Plantas alimentícias não convencionais) e como devemos consumí-las. Teremos espécies expostas para análise sensorial durante o bate papo. Vem com a gente conhecer, identificar e degustar!

Jogo do Desenvolvimento das Cidades

CEU Três Lagos

Rua Maria Moura da Conceição, s/n

Jardim Belcito – São Paulo

Dia 22 de agosto às 14h

CEU Vila Atlântica

Rua Atlântida, 840

Vila Carrão – São Paulo

Dia 23 de agosto às 11h

Crédito:divulgação

O jogo das cidades proporciona aos participantes, de uma forma divertida e integrada, uma reflexão sobre o desenvolvimento e o planejamento do desenvolvimento de um município. Ao entrar em uma das cidades do jogo, você vai poder desenhar caminhos e buscar o equilíbrio no desenvolvimento da sua comunidade. Com 3 horas de duração, a atividade conta também com uma roda de conversa final sobre casos e situações reais em que esse aprendizado pode ser aplicado.

De Sonho e Saudade | Trupe BorboLetras

CEU Tiquatira

Avenida Condessa Elisabeth de Robiano, s/n

Jardim América da Penha – São Paulo

Dia 22 de agosto às 15h

Crédito:divulgação

Traz a história de uma mãe que tem que lidar com um sentimento muito comum, a saudade, ao ver seus filhos voarem para longe de suas asas. Uma contação cheia de graça que desperta o choro e o riso.

“Saudade sempre circula se aloja bem de mansinho, vem de mala, me aperta devagarinho”.

Oficina de Cosméticos Naturais

CEU Parque Bristol

Rua Professor Artur Primavesi, s/n

Parque Bristol – São Paulo

Dia 22 de agosto às 15h

CEU Guarapiranga

Estrada da Baronesa, 2031 
Parque Bologne – São Paulo
Dia 23 de agosto às 10h

CEU Azul da Cor do Mar

Avenida Ernesto Souza Cruz, 2171 
Cidade Antônio Estevão de Carvalho – São Paulo
Dia 23 de agosto às 10h

CEU Cantos Do Amanhecer

Avenida Cantos do Amanhecer, s/n 
Jardim Eledy – São Paulo
Dia 23 de agosto às 15h

CEU Pêra Marmelo

Rua Pêra-Marmelo, 226 
Jardim Santa Lucrécia – São Paulo
Dia 24 de agosto às 10h

CEU Rosa Da China

Rua Clara Petrela, 113 
Jardim São Roberto – São Paulo
Dia 24 de agosto às 10h

Crédito:divulgação

Já parou para pensar em quantos cosméticos utilizamos todos os dias? E como eles são produzidos? E quais são seus ingredientes? Será que todos esses ingredientes são benéficos a saúde e ao meio ambiente? A resposta é não! A maioria dos cosméticos que utilizamos possuem compostos que são tóxicos ao nosso corpo e ao meio ambiente. Nessa oficina você irá aprender a produzir alguns cosméticos com ingredientes naturais e veganos e irá aprender um pouco mais sobre como reduzir os impactos que causamos ao meio ambiente.

Venha descobrir o poder da natureza com a gente!

Retralhos | Retratos feitos de retalhos de tecidos

CEU Alvarenga

Estrada do Alvarenga, 3452

Balneário São Francisco – São Paulo

Dia 22 de agosto às 15h

Crédito:divulgação

Sabe aquelas roupas gastas, que não podem ser reutilizadas, ou sobras de tecidos usados para costura? Usando a nossa criatividade, faremos retratos diversos utilizando esses retalhos de tecidos. Assim, despertando seus dons artísticos, você proporciona um destino mais sustentável a esse material.Jacqueline é fisioterapeuta e jornalista, com formação na área ambiental, artística e holística. Busca, através destes conhecimentos, criar atividades que ampliem a consciência planetária esustentável das pessoas.

Nó em Pingo D’água

CEU Jaçanã

Rua Francisca Espósito Tonetti, 105

Guapira – São Paulo

Dia 23 de agosto às 9h

Crédito:divulgação

Intervenção cômica de palhaços que circula pela cidade interagindo com o público através de composições musicais cômicas, pequenos esquetes, brincadeiras e jogos com a temática sobre a Água: como economizá-la e até mesmo dar nó em pingo d´água.

Um oferecimento Instituto Center Norte. A missão do Instituto Center Norte é criar um ambiente de aprendizado e inovação para que pessoas e instituições empreendam soluções capazes de melhorar a vida na Zona Norte de São Paulo.

Festa na Terra da Mandioca

CEU Jardim Paulistano

Rua Aparecida do Taboado, s/n

Jardim Paulistano (Zona Norte) – São Paulo

Dia 23 de agosto às 10h

CEU Feitiço Da Vila

Rua Feitiço da Vila, 399

Chácara Santa Maria – São Paulo

Dia 23 de agosto às 14h

Crédito:divulgação

Nessa contação promovemos um encontro brincante entre o folclore brasileiro e a plateia. Todos são convidados a cantar, dançar, jogar no desafio de trava línguas, brincar com as parlendas e ouvir as lendas da nossa terra, entre elas a do Saci-Pererê, Lobisomem, Iara e Mandioca.

Histórias de Árvores | Uma homenagem à Natureza

CEU São Rafael

Rua Cinira Polônio, 100

Conjunto Promorar Rio Claro – São Paulo

Dia 23 de agosto às 10h

CEU Vila Sol

Avenida dos Funcionários Públicos, 369

Vila do Sol – São Paulo

Dia 24 de agosto às 15h

CEU Jambeiro

Avenida José Pinheiro Borges, 60

Jardim Helena – São Paulo

Dia 25 de agosto às 11h

Crédito:divulgação

A Árvore nas histórias apresentadas simboliza uma grande mãe. Que acolhe, dá alimento, abrigo, amizade, torna o ar maispuro, para todos os seres vivos. As histórias narradas são A Árvore Generosa e Sumaúma, Mãe das Árvores. Com o grupo Tricotando Palavras.

Malabarbarizando

CEU Quinta do Sol

Avenida Luiz Imparato, 564

Parque Císper – São Paulo

Dia 23 de agosto às 10h

Crédito:divulgação

Oficina de malabarismo e manipulação de objetos variados. A oficina promove saúde, bem estar físico, aprendizado lúdico e é adaptável a pessoas com as mais diferentes deficiências e de todas as idades. A oficina ensina as técnicas de malabarismo e manipulação de objetos, tais como: lenços, bolas, aros, swing poi, pratos de equilíbrio e claves.

Surpreenda-se com o que você é capaz! Esta atividade conta com 20 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada.

Movimentos Dançantes da Terra

CEU Jaguaré

Avenida Kenkiti Simomoto, 80

Jaguaré – São Paulo

Dia 23 de agosto às 10h

Crédito:divulgação

A proposta dessa aula de dança é traçar uma analogia do calor interno que existe no Planeta Terra, com a manutenção dachama interior de cada um. Carolina Cotrim, além de seu trabalho com danças populares afro-brasileiras, é geóloga. As reflexões trazidas pela confluência de toda a sua bagagem científica e cultural, indicam que manter o cuidado em alimentar o calor interno, favorece o bem estar, a harmonia e a alegria, ou seja, traz a vida. Os movimentos profundos do Planeta Terra seguem o mesmo princípio, são desencadeados pelo calor, que mantém a possibilidade de vida. É o calor que causa eventos como vulcanismo e tectônica de placas. Diante do disposto acima, o que se propõe é uma vivência de movimentos e respirações, inspirados nos processos energéticos do planeta, nos elementos da natureza e nas manifestações populares brasileiras, que têm sempre uma relação com o meio ambiente. A música é ao vivo para alimentar ainda mais a chama interna de todos!

Músicos convidados: Beto Madureira e Vitor Galvani

Se Livrando de Confusões | O Espetáculo do Mágico Granado

CEU Perus

Rua Bernardo José de Lorena, 11

Vila Fanton – São Paulo

Dia 23 de agosto às 10h

Crédito:divulgação

O show do Mágico Biriba está prestes a começar, a platéia ansiosa espera por sua chegada. Seu assistente Granado começa organizar o palco para o grande show mas recebe uma carta dizendo que Biriba irá se atrasar, causando desespero no pobre rapaz. Para sair dessa enrascada, ele vai contar com uma ajuda de aliados mais do que especiais: os livros!

Oficina de Cadernos Artísticos Sustentáveis

CEU Casa Blanca

Rua João Damasceno, 85

Vila das Belezas – São Paulo

Dia 23 de agosto às 12h

Crédito:divulgação

Venha aprender a fazer seu próprio caderno nessa oficina que mistura o prazer da encadernação e o poder da reciclagem, resultando em cadernos criativos e ecofriendly.

Como Podemos Utilizar Alimentos de Forma Sustentável?

CEU Parque São Carlos

Rua Geracina, 643

Vila Monte Santo – São Paulo

Dia 23 de agosto às 14h

Crédito:divulgação

Você sabe que ser saudável não trata-se só de uma alimentação equilibrada e balanceada e ser sustentável é mais do que separar o lixo para reciclagem? Vamos conversar mais sobre isso! De que forma podemos contribuir com o nosso meio ambiente e como podemos utilizar os alimentos de forma mais sustentável? Como aproveitar integralmente um alimento?

Vem participar com a gente desse bate papo e degustar um prato delícia com aproveitamento integral, saiba quais alimentos possuem mais agrotóxicos, quais os benefícios da alimentação orgânica a nossa saúde, como podemos realizar compostagem em casa. Ser saudável e sustentável é possível e podemos tornar real.

A Caça ao Tesouro | Onde estão as PANC ?

CEU Butantã

Avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870

Jardim Esmeralda – São Paulo

Dia 23 de agosto às 15h

Crédito:divulgação

Elas são PANC, e precisam ser difundidas! As Plantas/Partes Alimentícias não Convencionais estão ganhando o coração e o prato de cada vez mais pessoas, mas ainda precisamos que mais pessoas as conheçam e compartilhem as ideias de diversificar nossos alimentos e democratizar e plantar os alimentos, mesmo nas grandes cidades. Nessa oficina os participantes irão discutir o tema das PANC e os temas relacionados e depois serão convidados a entrar na brincadeira de caçar esses tesouros dos alimentos e registrá-los através de fotos, desenhos, etc, para, então, serem catalogadas em uma plataforma na internet. Por fim, os tesouros descobertos serão compartilhados entre todos, bem como as receitas que podem ser feitas com essas preciosidades das PANC.

Alfabeto Escalafobético | Trupe BorboLetras

CEU Sapopemba

Rua Manuel Quirino de Mattos, s/n

Jardim Sapopemba – São Paulo

Dia 23 de agosto às 15h

CEU Vila Rubi

Rua Domingos Tarroso, 101

Vila Rubi – São Paulo

Dia 24 de agosto às 10h

Crédito:divulgação

Em “Alfabeto Escalafobético” duas atrizes e um músico promovem uma grande festa junto à plateia. As poesias ganham vida e saltam das páginas do livro em forma de canções, brincadeiras, personagens, declamações e cenas. O Livro “Alfabeto Escalafobético” de Claudio Fragata e Raquel Matsushita, da Jujuba Editora, foi vencedor do Prêmio Jabuti 2014 na categoria Didático/Paradidático e serviu de inspiração para a criação desse divertido show, recheado de surpresas, sensações, ritmos diversos e variadas imagens poeticamente escalafobéticas. Nesse abecedário poético, as atrizes convidam o público a participar do A ao Z e mostram que brincar com as palavras pode ser muito divertido. “Alfabeto Escalafobético” é uma boa pedida para crianças de todas as idades.

Intervenção Cômica Cia Carolipa e Bartô

CEU Meninos

Rua Barbinos, 111

São João Clímaco – São Paulo

Dia 23 de agosto às 15h

Crédito:divulgação

Respeitável público, preparem-se porque vai começar a intervenção Circense da Cia Carolipa e Bartô de Circo e Teatro!

Os palhaços da Cia circulam por todo espaço interagindo com o público.

Intervindo com música, mágicas, poesia, brincadeiras e muito diversão, para todas as idades!

Re-bola | Crie produtos de um jeito diferente!

CEU Cidade Dutra

Avenida Interlagos, 7350

Interlagos – São Paulo

Dia 24 de agosto às 10h

Crédito:divulgação

Um exercício criativo e um convite ao novo olhar sobre “lixo” e materiais descartados e criação de produtos. Vivemos em um momento de transição, onde hábitos de consumo e processos produtivos são insustentáveis para o amanhã. Emerge a necessidade de se repensar isso tudo. Surge um novo pensamento, onde o bom design não é definido apenas pela estética, funcionalidade e valor de uma marca no mercado. Acreditamos em outras formas de fazer as coisas. Incentivamos a experimentação e o compartilhamento de saberes como forma de impulsionar a inovação, o desenvolvimento sustentável e o impacto sócio ambiental positivo.

Contos de Mulheres

CEU Água AzuL

avenida dos Metalúrgicos, 1262

Cidade Tiradentes – São Paulo

Dia 24 de agosto às 15h

Crédito:divulgação

Contos de Mulheres com Adriana Napoli

Nesta contação serão narradas histórias de heroínas e mulheres que conseguiram triunfar graças à sua inteligência e determinação. São contos de diferentes culturas, mas que trazem mulheres como personagens centrais e exemplos de resistência, sabedoria e sororidade. Os contos são entrecortados por músicas e sonorizações que fazem a ambientação para as histórias. Ao final da apresentação, os livros de onde as histórias foram retiradas serão exibidos para o público para assim proporcionar o incentivo a leitura e divulgar autores e obras.

Confira a programação completa a partir de 06 de agosto em www.viradasustentavel.org.br

Fotos Virada Sustentável 2018: drive.google.com/drive/folders/11sWLcVUwisjy1xWZrz1vsweCOK4gEb2o

Agência Lema
Leandro Matulja e Letícia Zioni 
agencialema.com.br Informações para a imprensa:
Maria Beatriz Broco (11) 3871-0022 ramal 227
[email protected]

Erika Paulino da Cruz (11) 3871-0022 ramal 236

[email protected]

 

 
 
 
 
 
 
 
 

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Latest Articles