Volvo Car Brasil apoia ópera inspirada em o “Sétimo Selo”, de Ingmar Bergman
· Ilhabela e Tatuí recebem projeto que une ópera e cinema como parte das comemorações do centenário do roteirista e diretor sueco
São Paulo, 08 de novembro de 2018 – O Sétimo Selo, clássico do cinema, foi transformado em ópera pelo compositor brasileiro João MacDowell. O espetáculo faz parte do projeto Conexão Bergman e terá apresentações em Tatuí e Ilhabela neste mês de novembro. A Volvo Car Brasil, montadora de origem sueca, patrocina a ópera que é fruto de uma coprodução cultural internacional e promove intercâmbio artístico reunindo profissionais do Brasil, Suécia e Estados Unidos.
A ópera Sétimo Selo, a quinta de MacDowell, será apresentada no dia 14 de novembro no Teatro Procópio Ferreira de Tatuí e no dia 17 de novembro em Ilhabela, no Centro Cultural Baía dos Vermelhos. A ópera foi composta a partir de residências artísticas na casa de Bergman, nas Ilhas Fårö, em 2014 e 2015. “Eu estava na casa dele, podendo trabalhar na mesa do escritório dele, com acesso irrestrito ao seu estúdio de música, sua biblioteca, videoteca, sala de meditação e todos os arquivos. O natural era pensar em quais filmes dariam uma boa ópera”, relembra MacDowell.
A orquestra sinfônica, sob a regência do maestro Edson Beltrami, e o grande coro do Conservatório de Tatuí se reunirão com o diretor de palco sueco, Bengt Gomér – que dirigiu Turandot de Puccini, no Dalhalla Opera com a soprano Nina Stemme no papel principal. Além de Gomér, sete solistas suecos estarão na montagem brasileira ao lado de artistas locais.
O projeto terá ainda uma extensa programação gratuita: workshop de produção fonográfica, master class de composição musical, master class de voz com solistas suecos e mesa redonda sobre o processo de transcriação do filme em ópera.
Sobre a Volvo Cars no Brasil
A fabricante sueca de carros premium é uma das marcas mais conhecidas e respeitadas no mundo. Com produção global – Europa, Ásia e América do Norte – de veículos reconhecidos pelo luxo, inovação, tecnologia e segurança, vive forte momento de crescimento no mundo, assim como no Brasil. Entre janeiro e outubro de 2018, comercializou 5.436 automóveis, um crescimento de 90,8% em relação ao mesmo período de 2017. Com uma linha completa de utilitários-esportivos, é líder da categoria com o XC90 (alta de 74,3%, de 421 para 734 unidades), consolidou o XC60 como referência entre os veículos médios (cresceu 20%, com 2.302 unidades) e tem no XC40 um sucesso instantâneo com 1.863 unidades comercializadas desde abril. A marca deve fechar 2018 com cerca de 6.500 carros vendidos, quase dobrando seu volume em relação ao ano anterior.
Assessoria de Imprensa
Rodrigo Tramontina
Adriano Barbosa
Isabelle Leal