O Carnaval brasileiro é palco para conexões inesperadas de ritmos e sons promovidas pela Converse

O Carnaval brasileiro é palco para conexões inesperadas de ritmos e sons promovidas pela Converse

A ação reúne os blocos Ilú Obá de Min, Bloco 77 e Cumbia Cavalera em uma campanha inédita que celebra a mistura como chave para a autenticidade e autoexpressão.

O Carnaval brasileiro é palco para conexões inesperadas de ritmos e sons promovidas pela Converse

Foto: Hudson Rodrigues

São Paulo, fevereiro de 2023 – Ser uma plataforma para a expressão artística e cultural de diferentes grupos pelo mundo, muitos sub-representados, para que essas comunidades sejam impulsionadas a ocupar novos lugares e construírem uma visão de mundo cada vez mais plural e autêntica faz parte da essência da Converse. A marca coloca isso em prática de diversas formas nos países onde está presente e, no Carnaval brasileiro, vai promover e celebrar a mistura entre as tradições daquela que é uma das maiores festas culturais do mundo com a música contemporânea para mostrar que a chave para a singularidade são as conexões inesperadas.

Nesta ação, batizada de Conecte-se Com o Inesperado, a Converse convida os blocos Ilú Obá de Min, Bloco 77: Os Originais do Punk e Cumbia Calavera para estrelarem sua campanha, que pretende provar ser possível cair na folia em todos os ritmos. O 77 mistura a música punk com as batidas de marchas de carnaval. O Ilú Obá de Min promove as culturas afro-brasileira e africana e atividades para o fortalecimento das mulheres negras. O Cumbia Calavera, fundado por imigrantes latinos e europeus no Brasil, traz novas roupagens para ritmos latinos, como a cumbia e a música folclórica andina. Os blocos e seus personagens serão retratados num curta-metragem, peça central da campanha, e também em mini-docs para as mídias sociais, contando a história de cada um.

O pano de fundo desses encontros é São Paulo, lugar ideal para reforçar a ideia de que pessoas diferentes podem encontrar seus próprios ritmos no Carnaval, já que reúne comunidades de múltiplas origens.

Para viver as misturas autênticas proporcionadas pelo Carnaval, conforto e liberdade de movimento são requisitos importantes — aspectos primordiais atendidos pelos modelos Converse da Linha CX, presentes na matéria-prima especial da palmilha e da espuma da entressola. Isso permite circular entre os blocos, festas e ritmos sem preocupação, como os personagens da campanha, todos animados e calçados com os pares da linha de Carnaval.

A conexão com o inesperado não estará só no filme publicitário, mas também numa faixa musical criada para o projeto. Aqui, entra em cena a Comunidade All Star, que reúne jovens artistas independentes apoiados pela Converse, outra iniciativa permanente de fomento à criatividade. O grupo tem nomes do Brasil, e três deles vão estrelar a música “No Miolo (me encontra lá)”: Mamma Gold, Virgo Virgo e Preto Raro. A faixa traduz o espírito de mistura que a marca propõe para o Carnaval, contando com participação dos músicos Kiko Dinucci e Thiago França e com a co-produção do próprio Kiko, do produtor Nave Beatz e um dos nomes históricos do rap brasileiro, Marcelo D2.

Paralelamente à “Conecte-se Com o Inesperado”, a Converse potencializa o Carnaval como plataforma de autoexpressão também através do patrocínio de blocos que, assim como os da campanha, têm identidade ímpar. Esse tipo de iniciativa, aliás, já é adotada pela Converse no Brasil há muitos carnavais. Os três participantes da campanha são patrocinados pela marca.

A campanha Conecte-se Com o Inesperado começa a partir do dia 16 de fevereiro, com a divulgação dos vídeos e mini-docs nas redes sociais da Converse (@converse_br). A faixa musical estrelada pelos All Stars e produzida por Kiko Dinucci, Nave Beatz, Marcelo D2 terá lançamento especial após a festa, no início de março. Os pares da Converse para folia podem ser encontrados no e-commerce brasileiro da marca.

O conceito, criação e direção criativa da campanha é da agência Dabba. O vídeo da campanha é dirigido por Beto Macedo e Sabothati da Tilt Rec, e tem fotografia de Hudson Rodrigues, e pode ser visto nas redes sociais da Converse e também no canal do Youtube da marca.

O Carnaval brasileiro é palco para conexões inesperadas de ritmos e sons promovidas pela Converse

SOBRE A CONVERSE

A Converse Inc., com sede em Boston, Massachusetts, é uma subsidiária integral da NIKE, Inc. Nasceu em 1908, como uma empresa de sapatos de borracha especializada em galochas. Pouco tempo depois, essa mesma borracha foi utilizada na confecção de modelos de tênis. Foi em 1920 que a marca produziu o primeiro tênis de basquete feito de lona, batizado de “All Star”, para as enterradas de bola nas quadras. Hoje a Converse é vendida globalmente em mais de 160 países, e conquistou uma rica herança de calçados legendários, como as linhas Chuck Taylor All Star, Jack Purcell, Cons ERX e o One Star que estiveram presentes em diversos momentos da história, fazendo música, arte urbana e andando de skate pelas ruas de todo o mundo, além ser considerados ícones de moda e companheiros das jornadas de trabalho. Cada linha desenvolvida pela Converse tem sua identidade, estilo e customização, tornando-se uma marca que não cria limites para os seus admiradores.
 

SOBRE A COMUNIDADE CONVERSE ALL STARS

O programa Converse All Stars é um ecossistema de comunidade voltado para a criação de oportunidades de orientação, mentoria, comissão, financiamento e co-criação para fortalecer jovens criativos no mundo inteiro, em especial aqueles vindos de grupos sub-representados e comunidades minimizadas.

 

Ao longo do tempo, o tênis Chuck Taylor All Star apareceu em momentos de revolução e progresso, mudança e criatividade. Por ser uma verdadeira tela em branco para a expressão criativa, batiza a comunidade de artistas de Converse, que tem como objetivo quebrar barreiras para as novas gerações que irão mudar a cultura ocuparem cada vez mais espaços, no Brasil e no mundo. Em 2018, a marca percebeu a oportunidade de atuar de forma mais propositiva com grupos ligados à criação, ao basquete e ao skate, universos que integram o DNA da Converse, e o programa começou, chegando ao Brasil em 2019. Também como parte do programa All Stars, a marca patrocina vários projetos em cidades-chave, especificamente focados em apoiar a ação dos criativos emergentes que fazem parte da comunidade.

 

Agência Lema

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Discover

Sponsor

  • Paixão Câmeras

Latest

Manacá da Serra lança o EP ‘Jangada’, som do forró se destaca na musicalidade do grupo

Manacá da Serra lança o EP ‘Jangada’     Ouça aqui “Jangada”: https://ada.lnk.to/Jangada!share Manacá da Serra é formado por Bárbara Barcellos, Theo Lustosa e Dil Brasil. Bárbara tem longa...

Um Encontro com a história da dança homenageia Áurea Hämmerli

Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta Fragmentos da história da dança no Brasil Uma conversa com Áurea Hämmerli Lançamento do E-Book Áurea Hämmerli: predestinada a ser...

Flávio Venturini lança álbum e turnê “Minha História” para celebrar seus 50 anos de trajetória musical

Flávio Venturini lança álbum e turnê “Minha História” para celebrar seus 50 anos de trajetória musical. O álbum conta com participações especiais de Djavan,...

Retrospectiva José Rubens Siqueira/ diretor do Primeiro filme de Sonia Braga + José Wilker

RETROSPECTIVA JOSÉ RUBENS SIQUEIRA Mostra na Cinemateca Brasileira entre 20 e 23 março traz programação gratuita com 16 filmes restaurados e digitalizados, inéditos ao público...

Blitz desembarca em BH com a “Turnê Sem Fim” no BeFly Hall, 22 de março

Blitz desembarca em BH com a "Turnê Sem Fim" no BeFly Hall, 22 de março No show, Blitz traz uma a mistura de rock, pop, funk,...